quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Menos dores, mais benefícios


Dores na região lombar, região cervical e cefaléia (dor de cabeça) são as principais dores relacionadas ao trabalho e ao estresse do dia-a-dia. Porém, sentindo dor ou desconforto as atividades de trabalho não serão bem desempenhadas.
É preciso salientar a diferença entre ser comum e ser normal. Apesar de ser comum, não é normal sentir dor prolongada ou repetidamente, esta deve ser tratada como alerta e não apenas como um incômodo habitual. E o fato de sentir dor não significa que a pessoa tenha que sofrer o resto da vida.
Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é realizado com exercícios físicos. E o Método Pilates é uma técnica muito utilizada pois engloba todas as necessidades para um corpo saudável.
As aulas de Pilates proporcionam inúmeros benefícios como o aumento da resistência física; proporciona alongamento e maior controle corporal, além da correção postural; aumenta a flexibilidade e a força muscular; alivia as tensões, o estresse e as dores crônicas; melhora da coordenação motora; promove maior mobilidade das articulações; estimula e sistema circulatório e a oxigenação do sangue; facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas; aumenta a concentração; trabalha a respiração e promove, ainda, o relaxamento.
Pesquisas recentes confirmam a eficácia dos exercícios de Pilates para dores na região da coluna vertebral. De acordo com um estudo controlado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (2006; 36 [7], 472-84), os participantes que praticaram Pilates durante quatro semanas sentiram o alívio de suas dores mais rapidamente do que aqueles que passaram por programas de tratamento padrão.
Os benefícios desta atividade são logo notados pelos praticantes e Joseph Pilates (Criador do Método) citou a seguinte frase: Em 10 aulas você sentirá as diferenças em seu corpo, em 20 aulas outras pessoas perceberão as diferenças e em 30 aulas você terá um corpo novo!
Por isso procure praticar uma atividade que traga benefícios e diminua a dor gradativamente, proporcionando saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário