quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PILATES: AQUI OU LÁ?!

O método de condicionamento físico e mental Pilates, apesar de não ser novo (datado de meados do século 20), “chegou” há pouco tempo com força em nossa região. Por isso vários estúdios ou academias e também clínicas surgem a cada dia apresentando o excelente método como se fosse a última novidade do mundo.
Mas, por acaso você leva seu carro na primeira oficina que vê pela frente para fazer a revisão periódica, ou leva no seu mecânico de confiança? Quando tens que fazer o cabelo para ir a algum evento, vai à casa da vizinha, ou tenta desesperadamente um horário no seu salão favorito?
Normalmente, na mecânica de confiança ou no salão favorito, os profissionais são bem treinados, há bons equipamentos, ótima qualidade no atendimento e bons resultados. Mas normalmente o preço cobrado por essas, digamos, “vantagens”, é um pouco mais salgado.
Quando se pensa em cuidado com o corpo: estética e saúde, principalmente, deve-se ter o mesmo cuidado. Sempre haverá lugares mais baratos, mas deve-se atentar para a qualidade dos aparelhos, do atendimento e, principalmente, dos profissionais. Mas a qualidade ou o tipo dos aparelhos interfere nos resultados? Sim, mas o profissional consegue contornar facilmente essa situação se ele tiver experiência. Esse é o principal ponto da questão: bom atendimento e busca por resultados! Quem faz isso não são os aparelhos, e sim o profissional que utiliza o método. Aulas individuais ou em pequenos grupos (duplas ou no máximo trios) são mais específicas e personalizadas, por isso seus resultados são melhores.
E as aulas de Pilates com bola, funcionam? Com certeza, o Mat Pilates (Pilates no solo, com bolas e acessórios) é excelente e sempre funciona, basta respeitar seus princípios. O que não funciona são aulas de ginástica com bola, em grande grupos.

O preço não é sinônimo de qualidade, nunca foi. Mas é um sinal de investimento no negócio, de auto-valorização, normalmente ligado à iminência de bom atendimento e bons resultados. Procurar um lugar para praticar Pilates já é um bom começo, melhor ainda é procurar um lugar bom para praticar Pilates! Procure um lugar onde o aluno/paciente (você!) é o principal interesse dos profissionais, onde a busca por resultados é constante e faz parte do trabalho. Enfim, pratique Pilates, pratique atividade física, seu corpo e sua mente agradecem!

Prof. Tiago Minozzo Avila – CREF 014012 G/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário